ISRAEL DENTRO DO CONTEXTO NAZARENO

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Muitas discussões têm surgido ao longo dos anos sobre algumas questões, como construção do Templo em Jerusalém local de adoração, diáspora do povo de Israel, surgimento do mashiach e restauração do santuário.

 

Quero fazer um tratado sobre este tema que tem trazido muitas discussões e polemicas ao longo destes últimos milênios sendo que cada discussão parece ficar mais longe de uma solução.

 

Para entendermos o contexto temos que voltar nossa atenção ao início quando Elohim colocou o povo de Israel na terra de Canaã, onde ali o Eterno estabeleceu leis e compromissos para todo o povo de Israel, vemos que ao longo do tempo estes compromissos foram sendo colocado de lado, a tal ponto que as conquistas e vitorias dos Israelitas foram perdendo o sentido, eles foram sendo dominado pelos seus vizinhos inimigos eterno, em vez de clamar ao seu Elohim, foram aos poucos se adequando as situações desejando com isto encontrar a solução para estes problemas.

 

Deuteronômio 26:17-19

17- Hoje declaraste a YHWH que ele te será por Elohim, e que andarás nos seus caminhos, e guardarás os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e darás ouvidos à sua voz.

 

18- E o Senhor hoje te declarou que tu lhe serás por seu próprio povo, como te tem dito, e que guardarás todos os seus mandamentos.

 

19- Para assim te exaltar sobre todas as nações que criou, para louvor, e para fama, e para glória, e para que sejas um povo santo ao Senhor teu Elohim, como tem falado. Êxodo 19:5-6. 5- Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.

 

6- E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.

O Eterno desejava que  seu povo fosse uma nação kadosh( santa) e de kohanim (Sacerdotes) que tivesse seu sistema de governo diferente dos sistemas das demais nações, por isto foi estabelecido o santuário O tabernáculo onde ali o Eterno se fazia presente no meio de seu povo.

 

O porquê de um tabernáculo e não um templo? Precisamos fazer uma análise entre a diferença do tabernáculo e o templo. Primeiro: O tabernáculo era feito de materiais frágil digamos degradáveis, enquanto o templo e sua pomposidade trazia a ideia de um povo forte devido sua compostura de elementos resistentes e majestosos o qual representava ao seu povo uma posição de destaque ao lado das demais nações vizinhas. Aqui temos duas questões diferentes, na primeira vemos o tabernáculo com sua fragilidade, porem tendo ali a presença do todo poderoso que fazia presente em todos momentos da vida de seu povo, o tabernáculo representava a fragilidade de seu povo, pois o que fazia especial não era  o tabernáculo mais aquele que estava dentro, a shechinah do eterno, assim vemos que Elohim desejava ser quem dirigia e protegia seu povo, desejava está no meio de seu povo para fazer da fraqueza de seu povo a sua força ou seja ele ser a força de seu povo, a gloria de seu povo, por isto ele deu a ordem para ser construído o tabernáculo e não um templo majestoso, porem Israel começou a olhar para seus vizinhos e desejou ser como eles, desejou ser um povo forte, mais com suas próprias forças, ao ver que todo os vizinhos tinha seus governantes na forma de Reis, eles também desejou ter seu Rei;  4Por isso todas as autoridades de Israel reuniram-se e foram falar com Samuel, em Ramá. 5 E disseram-lhe: "Tu já estás idoso, e teus filhos não andam em teus caminhos; escolhe agora um rei para que nos lidere, à semelhança das outras nações". 6 Quando, porém, disseram: "Dá-nos um rei para que nos lidere", isso desagradou a Samuel; então ele orou ao Senhor. 7 E o Senhor lhe respondeu: "Atenda a tudo o que o povo está pedindo; não foi a você que rejeitaram; foi a mim que rejeitaram como rei. 8 Assim como fizeram comigo desde o dia em que os tirei do Egito até hoje, abandonando-me e prestando culto a outros deuses, também estão fazendo com você. 9 Agora atenda-os; mas advirta-os solenemente e diga-lhes quais direitos reivindicará o rei que os governará". 10 Samuel transmitiu todas as palavras do Senhor ao povo, que estava lhe pedindo um rei, 11 dizendo: "O rei que reinará” sobre vocês reivindicará como seu direito o seguinte: ele tomará os filhos de vocês para servi-lo em seus carros de guerra e em sua cavalaria e para correr à frente dos seus carros de guerra.

 

Vemos a seguir o modelo de Rei que o povo queria. Por isso mesmo o Eterno lhes deu Saul, como o primeiro rei humano de Israel (1Sam.9-17).

1 Samuel 9:17. E quando Samuel viu a Saul, o Senhor lhe respondeu: Eis aqui o homem de quem eu te falei. Este dominará sobre o meu povo. Vemos que Shaul foi o primeiro Rei de Israel assim esvaziando a presença do Eterno de entre seu povo, agora Israel Tinha um Rei era parecido com os povos vizinhos, vemos que Shaul não foi o modelo ideal pois se rebelou contra Aquele que mesmo não sendo o governador direto de seu povo ainda assim era o dono da nação, pois tinha uma aliança com os patriarcas. Agora Israel se esvaziou da gloria que o cercava ao ponto de ter um rei possuído por espíritos malignos, imagine o seguinte: o Rei agora era o cabeça da nação quando ele passou a ser possuído imagine agora o estado em que se encontrava esta nação em outras palavras ela estava agora atolada, encrencada saiu da presença de um rei majestoso fiel, o todo poderoso para agora está diante de um rei possuído e distanciado do mais sagrado que é o Eterno, porem o Eterno com sua sabedoria viu que o rei não tinha mais condições de estar à frente de seu povo, escolhe alguém melhor, não ideal, embora David era chamado de segundo o coração de Elohim ele não era perfeito, era apenas um instrumento para que Israel viesse ser disciplinados para voltar novamente ao centro da vontade de Elohim, porém não foi o que aconteceu vemos  alguns erros que David cometeu, “adultério e em seguida um assassinato” 2 Uma tarde Davi levantou-se da cama e foi passear pelo terraço do palácio. Do terraço viu uma mulher muito bonita tomando banho, 3 e mandou alguém procurar saber quem era. Disseram-lhe: “É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o hitita”. 4 Davi mandou que a trouxessem, e se deitou com ela, que havia acabado de se purificar da impureza da sua mens­truação. Depois, voltou para casa. 5 A mulher engravidou e mandou um recado a Davi, dizendo que estava grávida. 6 Em face disso, Davi mandou esta men­sagem a Joabe: “Envie-me Urias, o hitita”. E Joabe o enviou. 7 Quando Urias chegou, Davi perguntou-lhe como estavam Joabe e os soldados e como estava indo a guerra; 8 e lhe disse: “Vá descansar um pouco em sua casa”. Urias saiu do palácio e logo lhe foi mandado um presente da parte do rei. 9 Mas Urias dormiu na entrada do palácio, onde dormiam os guardas de seu senhor, e não foi para casa. 10 Quando informaram a Davi que Urias não tinha ido para casa, ele lhe perguntou: “Depois da viagem que você fez, por que não foi para casa?” 11 Urias respondeu: “A arca e os homens de Israel e de Judá repousam em tendas; o meu senhor Joabe e os seus soldados estão acampados ao ar livre. Como poderia eu ir para casa para comer, beber e deitar-me com minha mulher? Juro por teu nome e por tua vida que não farei uma coisa dessas!” 12 Então Davi lhe disse: “Fique aqui mais um dia; amanhã eu o mandarei de volta”. Urias ficou em Jerusalém, mas no dia seguinte 13 Davi o convidou para comer e beber, e o embriagou. À tarde, porém, Urias saiu para dormir em sua esteira onde os guardas de seu senhor dormiam, e não foi para casa. 14 De manhã, Davi enviou uma carta a Joabe por meio de Urias. 15 Nela escreveu: “Ponha Urias na linha de frente e deixe-o onde o combate estiver mais violento, para que seja ferido e morra”. Assim como outros vários erros que ele cometeu ainda teve o desejo de construir um Templo  tirando assim em definitivo a Gloria do Eterno pois até então mesmo tendo um Rei humano pecador ainda tinha o tabernáculo funcionando a shechinah ainda se fazia presente no templo embora esvaziado da nação mais ainda que de forma reduzida no tabernáculo pois ali ainda mostrava a fragilidade da nação, agora David olhava para seus vizinhos todos tinham templos dedicados à suas divindades, David agora queria rebaixar o Eterno a uma posição de igualdade as divindades das nações.

 Primeiro, foi a morte do filho que Bate-Seba estava gerando: “o SENHOR feriu a criança que a mulher de Urias dera à luz a Davi; e a criança adoeceu gravemente” e “ao sétimo dia morreu a criança” (2Sm 12.15,18).

 

Depois, surgiram outras consequências.

Assim como Urias foi morto de forma violenta, assim também a violência não se apartaria da casa de David.

Então, tempos depois, seu filho Absalão, assassinaría seu próprio irmão Amnom, como vingança, por ter este estuprado a irmã deles, Tamar (2Sm 13.1-36). Isso fez com que Joabe matasse Absalão (2Sm 18.14-15). Mas estas não foram as únicas e trágicas consequências. Conforme as palavras do Senhor; da própria casa de Davi, seria levantado alguém que tomaria suas mulheres e se deitaria com elas à vista de todos (2Samuel 12:11-12). Aquilo que o rei havia feito às escondidas, agora seria realizado as claras. Isso começou a se cumprir quando Absalão pôs fim a sua fuga, depois de matar seu irmão Amnom, retornando para sua casa. Ele se revoltou contra seu pai David, que teve de fugir por causa de sua conspiração, incitando o povo contra o rei. Então, Absalão deitou-se com as concubinas de David (2Samuel 16:20-23). David enfrentou em tal situação grande angústia (Salmos 3) visto que, era perseguido por seu próprio filho, que cessou de persegui-lo, somente depois que foi morto por Joabe, oficial do exército de David. Somente com a morte de seu filho, David teve seu reino restituído e pôde voltar para sua casa (2Samuel 19:11-15).

 

Teriamos aqui o término dos problemas? Não... certamente que não! Vejamos os filhos de David... David planeja um templo, mas tem tanto sangue nas mãos que o Eterno o proíbe de construir. Mas Israel pecou gravemente, cultuando também outros deuses, em desobediência direta ao mandamento de D'us: Êxodo 20:3 3- Não terás outros deuses diante de mim. Seu filho Salomão Reina e dá início a construção do templo. Embora possamos acreditar que o Eterno recebeu com bom grado a construção do templo, seria bom entendermos a diferença entre aceitar com alegria e aceitar por misericórdia do povo, embora não seja este o centro de sua vontade ele apenas estava adiando as consequências para uma ocasião posterior.

 

A Torá em Deuteronômio 17.14:17, afirma que o rei:

1- Não deve ter muitos cavalos;

2- Não deve fazer o povo voltar ao Egito;

3- Não deve ter muitas mulheres;

4- Não devia possuir muita prata e muito ouro.

 

Shlomo transgrediu essas 4 cláusulas da Torá!

Ao desagradar ao Eterno e chegou na velhice, com fracasso e tédio. Sua vida de luxúria dava a impressão de felicidade, mas tendo se unido às mulheres daquelas nações proibidas por Deus, foi castigado. Ele atendeu às mulheres edificando altares para seus deuses, por isso, Elohim se indignou contra ele (1Rs 14.1-9).

 

 1 Reis 14:21-22

21- E Roboão, filho de Salomão, reinava em Judá; de quarenta e um anos de idade era Roboão quando começou a reinar, e dezessete anos reinou em Jerusalém, na cidade que o Senhor escolhera de todas as tribos de Israel para pôr ali o seu nome; e era o nome de sua mãe Naamá, amonita.

22- E fez Judá o que era mau aos olhos do Senhor; e com os seus pecados que cometeram, provocaram-no a zelos, mais do que todos os seus pais fizeram. Veja Shelomo estava na VONTADE PERMISSIVA DE ELOHIM, que traria castigo, dor e correção a Israel. Sucessão de erros pois shelomo (Salomão) tinha uma mulher amonita e dela nasceu Roboão, o texto diz Amonita isto quer dizer que ela não era convertida e sim uma estrangeira união esta proibida, DEUTERONOMIO 23:3 Os erros se repetem.

 

1 Reis 11:26 Até Jeroboão, filho de Nebate, efrateu, de Zereda, servo de Salomão (cuja mãe era mulher viúva, por nome Zeruá), também levantou a mão contra o rei. Jeroboão, foi o primeiro rei de Israel após a divisão do Reino de Israel em dois novos reinos. Pertencia à Tribo de Efraim, seu pai chamava-se Nebate e sua mãe Zeruá. Ainda jovem, serviu ao rei Salomão como chefe dos servos da tribo de José.(I Reis 11:28) Com a Divisão de Israel em 2 reinos, tem-se traçado duas histórias... A história do Reino do sul, onde Roboão filho da AMONITA reinaria unicamente sobre as tribos de Judá e Benjamim, num reino que passaria a chamar-se de Reino de Judá, de onde todos sabemos o restante da historia traçado no Tanack. E a História do Reino do norte com as 10 tribos que aclamaram Jeroboão, que havia voltado do Egito, como seu rei, num reino que continuaria com o nome de Reino de Israel, também chamado de Reino de Efraim (por ser a Tribo de Efraim a maior das dez tribos), Reino das dez Tribos, Reino de Israel Setentrional e, mais tarde, Reino da Samaria.(I Reis 12:20).

 

Tempos depois vemos que o templo também foi destruído mais propriamente em  586 ante da era comum por Nabucodonosor rei da babilônia os judeus ficaram 70 anos no cativeiro, tendo seu  retorno até por volta do ano 515 antes da era comum, nesta época houve novamente a construção do templo o qual recebeu o nome de templo de zorobabel, sempre preocupados com o templo isto prova que nunca mais houve o verdadeiro arrependimento, esqueceram para sempre do tabernáculo, sempre querendo está em nível das nações vizinhas, por isto sempre tendo que pagar pela desobediência e desprezo ao seu SENHOR, este  processo continuou de tal forma que na época do Rei Herodes este templo se tornou tão pomposo que eram admirada sua beleza era símbolo da realeza de um outro rei que não tinha suas bases apoiada pelo eterno não fazia parte da dinastia de David, era um usurpador, estava agora a serviço de mais uma nação opressora, Herodes colocado com apoio de Roma para então cuidar dos interesses do Império, devido a tantos acontecimentos com o povo de Israel e tudo devido ao problema de sair do projeto inicial de Elohim, elohim então tem os colocados a provas, embora seu cuidado nunca foi retirado de sobre seu povo mais o mesmo tem pago um preço por seus erros e desobediência isto de geração a geração. Quando aconteceu de que o povo pediu um rei o Eterno traçou um plano de recuperação da nação este plano se dará no futuro, em Isaías 11:1-6 Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor. E deleitar-se-á no temor do Senhor; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos. Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com equidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio, E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins. E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará. Quero chamar a atenção aqui para esta palavra renovo ou netzer em hebraico, este texto e colocado aqui com toda ênfase, e me chama atenção que a palavra renovo só é expressiva quando surge em uma arvore ou um tronco que já morreu, isto quer dizer a linhagem real tinha sido interrompida o eterno declarou no capitulo 22 do livro de jeremias E lançar-te-ei, a ti e à tua mãe que te deu à luz, para uma terra estranha, em que não nasceste, e ali morrereis. Mas à terra, para a qual eles com toda a alma desejam voltar, para lá não voltarão. É, pois, este homem Conias um ídolo desprezado e quebrado, ou um vaso de que ninguém se agrada? Por que razão foram arremessados fora, ele e a sua geração, e arrojados para uma terra que não conhecem? Ó terra, terra, terra! Ouve a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor: Escrevei que este homem está privado de filhos, homem que não prosperará nos seus dias; porque nenhum da sua geração prosperará, para se assentar no trono de Davi, e reinar ainda em Judá. Jeremias 22:26-30. A linhagem real tinha sido interrompida em definitivo, a arvore estava morta, porem agora novamente o senhor fala do “netzer” Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA. Jeremias 23:5,6. Esta promessa inicia seu cumprimento quando esta linhagem que então tinha se acabado agora ela e restaurada 3 Naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, tomar-te-ei, ó Zorobabel, servo meu, filho de Sealtiel, diz o Senhor, e far-te-ei como um anel de selar; porque te escolhi, diz o Senhor dos Exércitos   Ageu2:23 desta linhagem nobre nasceria o herdeiro do trono que tem o direito de possessão eterna, o homem que irá tirar de Israel todo pecado e rebeldia de uma vez por toda, este homem nasceu de uma mulher que tinha a vida justa, juntamente com seu esposo José, o pai legitimo de Yeshua, lembrando que ele nasceu como todo homem de forma natural diferente dos salvadores pagãos que diz ter nascido de forma milagrosa por supostas virgens, Mirian era uma mulher pura  vivia a vida em família, uma família cadosh,(santa) temiam ao Eterno e aguardavam que de sua linhagem pois era de família Real, nasceria então o Rei, isto de fato aconteceu quando Yeshua nasceu, ele cresceu no tempo certo, iniciou seu ministério de salvação, começou então a ensinar que o Reino de Elohim tinha chegado e estava no meio de seu povo, assim como o tabernáculo falava da presença de Elohim no meio de seu povo, assim Yeshua ensinou que o reino de Elohim estava no meio de seu povo, pois ele quer reinar em nossos corações, não em palácio majestoso e templos suntuosos, porem os religiosos da época não entenderam esta mensagem e continuam até hoje esperando um rei que venha de forma majestosa, apesar de templos suntuosos parecer sinal de magnitude, o Eterno quer está entre a simplicidade de seu povo, dentro do coração e mente de cada um dos seus filhos, o homem comum não entende isto para ele é loucura, mais para Elohim, ele agrada  quando fazemos esta oração Slm 51:10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. No dia que Israel entender o sentido deste salmo, entender que elohim deseja está dentro do tabernáculo, entre seu povo. Neste dia dará início a restauração de todas coisas, por isto o salmo: Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. O Senhor enviará o cetro da tua fortaleza desde Sião, dizendo: Domina no meio dos teus inimigos. O teu povo será mui voluntário no dia do teu poder; nos ornamentos de santidade, desde a madre da alva, tu tens o orvalho da tua mocidade. Jurou o Senhor, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque. Salmos 110:1-4 e importante lembrar que estar assentado a direita não quer dizer que Elohim tem uma mão direita e outra esquerda, e sim que a direita é esta ao lado do poder, do governo, participante do governo, até a época que todo inimigo seja dominado, este inimigo tem que ser dominado dentro de cada Israelita é um domínio interior, abraçar o domínio e o senhorio do Eterno, hoje vemos muitos dizer que são servo do Eterno mais suas vidas não condizem como tais, vivem para seus próprios prazeres, na época que Yeshua estava entre os homens, seu povo como nação não aceitou sua mensagem sendo que se mantiveram buscando o status de nação poderosa, mesmo estando sobre escravidão queria manter a suntuosidade do templo embora dizendo que desejava ser livre de Roma, quiseram manter sobre seu governo pois este lhes dava este privilegio de ter um sistema religioso forte, o templo era lucrativo de forma que a elite era os membros da religião, os sacerdotes gozavam de um privilegio sem igual, só precisavam manter os impostos em dia para o império, fazendo assim ninguém iam lhes importunar, de repente chega um carpinteiro pobre pregando o contrário, dizendo que o reino de Elohim estava entre os pobres,  isto porque nestes dias as riquezas eram sinônimo de apostasia, a elite religiosa era rica, os sacerdotes eram condecorados com a riqueza, havia duas classe a rica religiosa e os pobres que desejavam que o reino de Elohim se manifestasse naqueles dias, então a elite mais uma vez entrou em ação fizeram um comprô contra Yeshua, acusaram de traição e de blasfêmia, para obter o direito diante dos demais judeus que eram zelosos pelas leis, o acusaram de blasfêmia, para encontrar apoio diante das autoridades de Roma o acusaram de traição, e de  pregar contra o império, assim ele foi levado diante do sanhedrin (Sinédrio) e então a acusação foi transformada em sentença de morte, mais muito antes disto o profeta Isaias o profetizou acerca do servo sofredor:  Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR? Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca. Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão. Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levarão sobre si. Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores. Todo este texto se cumpriu ali como antes falamos, ele se manifestou como o rebento, ou renovo, e raiz de uma terra seca naquele momento quem olhava para ele via alguém desprezado sem ninguém para o defender como um pobre e desvalido, um alguém que só tinha desprezo, ninguém se manifestou em sua defesa, ali ele tomou os nossos castigos e transgressões da torah como também os desprezos pelo Eterno todas nossas culpas ele levou sobre si, nos dias de Jó lembramos que ele Jó, levantava pela manhã e fazia sacrifícios em favor de seus filhos pois dizia no seu coração, se porventura meus filhos pensou em seus corações de pecar contra o eterno...Jó 1:5. Assim ali estava estes menores pecados sobre ele  o castigo que pagava o preço da paz estava ali, também ele se calou como ovelha muda, assumindo a culpa de todos nós, é importante salientar que o culpado ele se cala, e quando se cala está assumindo toda sua culpa, foi o que ele fez alguém que nunca pecou contra a torah não merecia sequer um pequeno castigo agora assume ser culpado em nome de todo povo de Israel, não era por outros povos e sim por Israel, pois somente Israel podia cometer pecado contra a torah, pois somente Israel tinha a torah, quem não fazia parte de Israel permanecia em ignorância, não tinha culpa como também não tinha benefícios então foi por todo povo de Israel.

 Importante observar que este texto de Isaias 53 é defendido por muitos judeus e rabinos que o servo aqui, está falando de Israel, que Israel é o servo sofredor, porem no contexto vemos no capitulo 49:6. Ainda sobre o mesmo assunto que é o “servo” vemos o que diz: 6 Disse mais: Pouco é que sejas o meu “servo”, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra. Vejamos que o sevo aqui e uma terceira pessoa que terá a missão de restaurar as tribos perdidas de Israel e trazer os preservados de Israel, como poderia Israel ser um servo que iria morrer por Israel? Para salvar Israel e restaurar Israel? Não tem sequer logica esta interpretação, pois aqui o servo sofredor está referindo a alguém que iria morrer pela nação e somente Yeshua pode preencher estes requisitos, fora de Yeshua ninguém mais tem como preencher estes requisitos primeiro porque este servo tinha que ser um homem sem transgressão, ou seja alguém que nunca transgrediu a torá;  segundo este alguém teria que ter um motivo em fazer pelo povo e ele tinha pois era descendente de linhagem real isto ele desejava restaurar sua nação era o rebento de uma arvore morta, terceiro nos seus dias ainda tinham a genealogia dos descendentes de David, até seus dias era possível saber quem era, e quem não era, herdeiro ao trono, coisa que hoje embora muitos tentam provar com argumentos que o filho de David seja outro mais não consegue provar pois os registros genealógicos se perderam, isto sem contar que alguém para ser o mashiach hoje teria que ser ungido pelo sacerdote e sendo assim o sistema do templo teria que está em pleno funcionamento, e isto seria impossível pois também o sacerdote teria que ser ungido por um antecessor, isto leva a um circulo vicioso. o serviço do templo não pode ser restaurado em sua originalidade, por não ter nem o sacerdote para realizar os sacrifício e nem pode ungir alguém como mashiach por não ter sacerdote, e o sacerdote não pode se alto proclamar sacerdote, embora pode até ser filho e pertencer a linhagem de tsadok, porem não pode oferecer o serviços sagrados pois falta a unção ou seja ordenação, o mashiach preenche os requisitos pois ele além de ser filho de David, foi ungido sacerdote de uma outra linhagem chamada ordem de melech tsedek Slm 110 :4 Jurou o YHWH, e não se arrependerá: tu és um kohem(sacerdote) eterno, segundo a ordem de Melekh tsedek. Ele é  único que pode restaurar o reino como também o serviço sacerdotal embora não seja sacerdote da ordem Aaronica mais é sacerdote de um ordem superior a ordem de melekh tsedek importante saber ainda que no mesmo capitulo 110 diz : 1 Disse o YHWH ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. O Eterno não disse qual seria o prazo que mashiach estaria oculto mais disse que até que os inimigos do reino sejas dominado podemos notar que os inimigos do reino são grandes dentro e fora do povo de Israel dentro devido a insubordinação de seu povo e de fora pelo fatos de as nações sempre se levantarem contra Israel e todos os súditos do Rei, como Yeshua disse certa vez que o reino está dentro de cada um israelita, isto é no mundo espiritual, assim também os inimigos do reino atacam no mundo espiritual, vemos o quanto os primeiros talmidin que aceitou de bom grado a realeza de Yeshua, como foram perseguidos. Yeshua disse que um reino divido não pode subsistir Mateus 12:25. Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não resistirá. Embora o contexto seja outro podemos entender que enquanto Israel como nação, não reconhecer a realeza de Yeshua, ele não assumirá o trono que é seu por direito! Os inimigos a serem vencido não é outro, não e satã pois este já é vencido, e sim a divisão de entre seu próprio povo. Outro sim! Assim como Moises morreu e Israel ainda andam sobre suas leis assim mesmo com ausência de Yeshua  andamos segundo seus ensinos que não é outro senão uma nova visão da torah de Moises isto de forma interiorizada em cada israelita que o professa como Adon (mestre) e Rei.

 

Yeshua disse em Mateus 5:17-18.  Não penseis que vim destruir a Lei ou os Profetas. Eu não vim para anular, mas para cumprir. 18Com toda a certeza vos afirmo que, até que os céus e a terra passem, nem um iud ou mínimo traço se omitirá da Lei sem que tudo seja cumprido. Yeshua não veio revogar e sim ensinar a lei e dar lês o real entender, embora a torah fala que o amor deve está acima de tudo no tempo de que ele teve entre nós, o povo estava vivendo de forma que tinham tirado o real sentido que era o amor a misericórdia, o legalismo tinha dominado a nação Oseias 6:6 Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos. Porém o povo nesta época vivia cada um por si Israel estava divido em facção como fariseus, saduceus, essênios e outros mais, assim como ainda hoje são tantas divisões e cada uma querendo ter a preeminência de poder ditar as ordens, quando alguém se diz Judeu mais despreza seu irmão, enquanto a torah diz que deve amar, este está transgredindo o mais importante da torah a misericórdia por isto o profeta entregou a mensagem quero misericórdia amor compreensão e não sacrifícios. Só no momento que acontecer a união de pensamentos e a submissão ao seu rei e que Yeshua voltará, então libertará Israel das mãos de seus inimigos. Vejam bem que Israel tem dois inimigos, um interior que é a sua insubordinação ao seu rei o segundo seus vizinhos que desejam a qualquer custo a eliminação de Israel o primeiro tem que ser destruído com reconhecimento de cada israelita, ao acontecer isto então Yeshua derrotará o segundo inimigo, só assim ele estabelecerá seu trono na terra, Esta e nossa esperança, pois só assim a paz reinará no universo, Elohim disse que em Abraão seria abençoada toda as famílias da terra, hoje Israel paga um grande preço por este motivo, não está sendo benção para o mundo.

 

Pois tem se encasulado dizendo temos por pai a Abraão e deixado de levar a benção e salvação ao mundo, isto está claro pois o motivo é que lhes falta esta benção, pois sua oração ainda e esta que venha nosso messias bem David, claro pois não o reconheceram quando ele veio, porem chegará o dia em que o reconhecerá, ai ocupara a posição que lhes é prometida que é a de levar a torah para todas as nações da terra, Miqueias 4:2. E irão muitas nações, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor. Mateus 25:31-34 Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os Mensageiros com ele, então, se assentará no trono da sua glória; 32 e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; 33 e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; 34 então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.

 

São estas minhas considerações sobre Israel e sua situação hoje e no futuro.

 

Shemah Israel YHWH eloheinu YHWH echad.

 

Ouve o Israel Adonay é nosso D-us  Adonay é único.

 

 

Israel Carrijo hazaquen

 

 

Judeus ou Israelitas?

É muito comum ouvir a pergunta você é judeu ou gentio? No meu ponto de vista nem um nem o outro e talvez os dois porem a maneira que vejo esta situação é a seguinte! Precisamos entender o que é ser judeu e o que é ser israelita e gentios. Primeiro quero falar o que é ser israelita: israelita são todos os descentes do povo de Israel. Para entender este assunto vemos o seguinte a nação de Israel era composta de 12 tribos, isto até a divisão em dois reinos que se deu em 920 anos antes da era comum. Nesta divisão dez tribos formaram o reino de Israel  e duas tribos sendo elas Judah e benjamim passou a fazer parte do reino do sul ou reino de Judah nesta época o nome judeu era quem fazia parte do reino de Judah, sendo que logo a seguir o reino de Israel no em 722 foi desfeito e seus habitantes levado cativos para assíria restando somente as duas tribos do sul Judah e Benjamim, nesta época o nome Israel passou a fazer menção dos habitantes de Judah por ser o remanescente da nação até 597 antes da era comum. Voltando a ser nação novamente 70 anos depois quando voltaram do cativeiro. Nesta época em diante algumas vezes eram chamados de Israel outras vezes de Judeia porem no ano 70 da era atual Jerusalém foi destruída, seu povo levado cativo para as províncias do império Romano, e neste tempo segundo historiadores o número de seguidores do rabi Yeshua foram crescendo em números e seus escritos eram tido como parte das escrituras. Os membros da comunidade dos fariseus reuniram na cidade de Jamnia em concilio e ficou definido os livros que iriam fazer parte do cânon da bíblia judaica. Isto ocorreu nos anos 90 e 118. Neste período foi reformulado a religião judaica nos moldes atuais, então ser judeu não quer dizer que o indivíduo é parte da tribo de Judah e sim membro da religião que leva o nome de judaísmo. Podendo ser de qualquer das tribos de Israel ou mesmo um convertido a religião, se fosse diferente seria nacionalizar como judeu o que não é! Voltando ao tema em questão, no meio dos natzarim há muitos que são judeus descendentes da tribo de Judah e de outras tribos, e pode comprovar por exame de DNA e também pela história de seus ancestrais e muitos por identificação com a nação como foi o caso de Rut que se identificou ao ponto de dizer a sua sogra: o teu povo é meu povo e teu Deus e Meus Deus! E veio a ser então mãe do pai do Rei David e também ancestral do messias Yeshua o Nazareno. Ainda há entre os gentios muitos descendentes das tribos perdidas cumprindo as profecias que os filhos de Efraim uma das 12 tribos seriam incontáveis entre as nações gênesis 48:19. Estes descendentes de Efraim, uma das 10 tribos exiladas podem ser chamados de gentios, por fazer parte das nações como também podem ser chamados de zerá Israel ou semente de Israel. Espero que estas linhas sejam suficientes para explicar a questão da pergunta acima. Eu prefiro me identificar como Israelita, e para a questão em pauta temos o que disse o rav Shaul “Paulo” que foste enxertado na oliveira que é Israel. Romanos 11:22-24. Temos provas suficientes para dizer que somos Israelitas. Judeus nem sempre porque não fazemos parte da religião dos fariseus, embora muitos podem ser filhos da tribo de Judah.

 

Israel Carrijo hazaquen

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